Pague com Mastercard Pague com Visacard Pague com Elo Pague com Diners Club Pague com American Express
Atendimento de Seg a Sex de 09h às 18h

Ligue de Fixo ou Celular Gratuitamente: 0800 580 2589

Você sabe a diferença entre Racismo e Injúria Racial?

Agência Vera Detetives Particulares > Blog > Cibercrime > Você sabe a diferença entre Racismo e Injúria Racial?

No Racismo a ação discrimina um grupo por alguma causa, que seja raça, cor, etnia, por religião ou origem. A Injúria Racial é a ofensa feita diretamente a uma determinada pessoa, com as mesmas características citadas acima sobre o racismo. A diferença é que uma é direcionada individualmente e a outra coletivamente.

Racismo e Injúria Racial são crimes:

O Racismo é crime previsto na Lei 7.716/1989, que implica a conduta de discriminação a determinados grupos, tais ações são para impedir o acesso desses grupos a determinados estabelecimentos ou até negar emprego ou ajudas.

Já a Injúria Racial foi definida pelo artigo 140 do Decreto da Lei 28480/40, no parágrafo 3º pelo código Penal que leva a pena de 1 a 3 anos de prisão e multa, podendo suscitar um processo civil e indenização para o criminoso.

Ambos os crimes são inafiançáveis e não prescreve, ou seja, independentemente do tempo, quem cometeu o ato do racismo poderá ser condenado, preso e até pagar indenização.

Pesquisa:

Em um site de assuntos sobre racismo fala que no dia 21 de março foi estabelecido pela ONU, como o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial. A data foi escolhida em memória aos mais de 60 mortos do massacre ocorrido na África do Sul nesse mesmo dia no ano de 1960.

Virou manchete:

Quem se lembra da Titi, a filha do casal de atores Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso que foi alvo de preconceitos racistas na internet? Titi tem 4 anos, e por ser negra, a menina foi atacada cruelmente nas redes sociais por uma blogueira que dizia palavras de racismo e preconceitos.

Esse ato, levou o casal de atores a iniciar um processo judicial contra a blogueira pela ação de danos morais e injúria racial cometido contra sua filha Titi de apenas 4 anos no Rio de Janeiro. Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso pedem R$ 180 mil em processo por racismo.

Detetive Particular:

Nós da Agência Vera Detetives Particulares temos o prazer em atender você em diversos casos, tais como, colher provas por perseguições de racismo, tanto em empresas e escolas, vizinhos, parentes, entre outros.

Se você ou alguém que conhece está sofrendo com bullings e injúrias raciais, entre em contato com nossa agência que te ajudaremos. Colheremos provas o suficiente em casos relevantes que lhe auxiliará na entrada de processos judiciais. Ligue e saiba mais.

× Atendimento WhatsApp